quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Nossa amiga


Resumo do conto: Uma criança, ainda bem pequena, morena, despenteada, quer entrar em casa. Seu vizinho ia também inventaram uma bruxinha: Catarina, que de tão mexedeira, deixou de ser uma menina lindinha e virou aquela bruxinha preta, horrorosa.E pepino bêbado e pegador de crianças será? Sei não, só sei que quando se está zangado ele desaparece.
E no final, sempre tem festa, se acontece ou não é detalhe bem mesmo é pensar nela.e o adulto, coitado, não tem imaginação ficou grande demais para brincar e sonhar.

Análise:
o texto está na 3° pessoa com diálogos entre duas crianças. O conto relata o cotidiano de uma menina de três anos que vive entre 2 casas, seu vizinho pergunta de qual casa ela mais gosta, ela gosta da outra mas também gosta das que está por causa do amigo.

tem a presença de lirismo nos diálogos com seu vizinho, lirismo se entende por um sentimento forte no conto podemos identificar o lirismo nesse trecho ‘’ Para tomar banho e trocar de vestido, é necessário que se anuncie sempre uma festa, jamais localizada ou realizada, mas que opera interiormente sua fascinação’’.
O papel de Catarina e pepino também são importantes pois são personagens da imaginação da personagem que o autor enfatiza que apenas as crianças tem o poder de sonhar e imaginar que os adultos não tem então são personagens para demostrar o poder de criar das crianças.O conto termina com a menina brincando com a mãe e um filho imaginário e na ultima frase do conto o filho se torna invisível.

Raquel Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário